O fator "inexorável"

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Queres saber a pronúncia correta? Só posso te dar a pronúncia aconselhável (ou preferível), porque nem tudo é sólido quando entramos no mundo dos sons. Podes julgar por um simples detalhe: a correta maneira de pronunciar os sons da língua é chamada de ortoepia (do Grego orthos - "correto", e epos - "palavra") - vocábulo cuja pronúncia é controvertida, já que não poucos estudiosos preferem ortoépia. Ou seja: há controvérsia sobre a pronúncia correta da palavra que significa "pronúncia correta". Deu para sentir?

É por esse motivo que procuramos, em dúvidas, ouvir a opinião de autoridades de reconhecida ciência e comprovado bom senso. Três dos principais guias - Aurélio, Celso Pedro Luft e Antenor Nascentes - recomendam que o "X" de inexorável seja pronunciado como /z/, e não como /cs/ ou /cz/, como se pode ouvir às vezes.

A propósito de pronúncia: o pouco lembrado Dicionário da Academia Brasileira de Letras, em quatro volumes, de autoria de Antenor Nascentes, é o único dicionário respeitável que traz, ao lado de cada vocábulo, a pronúncia que o autor sugere, indicada por meio de uma transcrição fonética simplificada.

Por: Profº Cláudio Moreno

0 comentários: